No desespero, muita gente esqueceu os que haviam guardado e trouxeram somente o passaporte. Outros, nunca tiveram um documento brasileiro por terem nascido lá.
Como em qualquer lugar do mundo, os nossos documentos são essenciais para realizar a maioria das atividades, incluindo conseguir um emprego. Por isso, antes de qualquer outra coisa é imprescindível colocar-los em ordem.
Colocarei a seguir uma lista dos principais documentos e onde conseguir regulariza-los.
O que é?
É um documento emitido para cidadãos nascidos e registrados no Brasil e para nascidos no exterior, que sejam filhos de brasileiros. Serve para confirmar a identidade da pessoa e para solicitação de outros documentos.
Onde deve ser feito?
O Registro Geral é emitido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada estado do Brasil. O cidadão deve procurar postos de identificação civil para solicitar o RG. Para mais informações, entre em contato com o Instituto de Identificação de seu estado.
O que é?
O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um banco de dados que armazena informações cadastrais dos contribuintes (pessoas que pagam impostos, tributos e têm que estar registrados no sistema), e dos cidadãos que se inscrevem voluntariamente no cadastro. O CPF é gerenciado pela Receita Federal e deve ser feito pelo cidadão apenas uma vez. É importante para que pessoas realizem ações, como abrir conta em banco e declarar Imposto de Renda.
Onde deve ser feito?
Em entidades conveniadas da Receita Federal: Banco do Brasil, CAIXA e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios).
- Título de Eleitor
O que é?
O Título de Eleitor é o documento necessário para que o brasileiro vote e participe da vida política do país. É também exigido do profissional na hora da contratação, para tirar ou renovar o Passaporte, fazer o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e fazer matrícula em colégios e faculdades públicas.
Onde deve ser feito?
Pode ser solicitado diretamente em um cartório eleitoral (o documento fica pronto na hora) ou pela internet.
Quando deve ser feito?
São obrigados a votar cidadãos alfabetizados maiores de 18 anos e menores de 70 anos (o voto é facultativo para pessoas entre 16 e 18 anos ou maiores de 70 anos e analfabetos). Portanto, o cidadão que completar 18 anos de idade é obrigado a tirar o título. Em ano eleitoral, o documento deve ser solicitado até 150 dias antes da data do pleito.
O que é ?
O Certificado de Alistamento Militar (CAM) comprova que o brasileiro do sexo masculino se alistou no serviço militar ao completar 18 anos. O procedimento é obrigatório no país. No verso do CAM é informada a data de apresentação para seleção geral, que ocorre entre os meses de julho e outubro, bem como o local onde são realizados testes médicos, físicos, entre outros.
Os jovens considerados aptos retornam no início do ano seguinte, normalmente entre 2 e 15 de janeiro, para saber se foram dispensados do serviço militar ou encaminhados para a seleção complementar no Exército, na Marinha ou Aeronáutica. Os jovens não aprovados na seleção geral se apresentam às Juntas de Serviço Militar para receberem o certificado de dispensa correspondente.
_______________________________________________
Todos os documentos são importantes. Existem outros para casos mais específicos como CNH(Carteira de Motorista), Certidão de Óbito, Casamento, Nascimento ou de Naturalização.
Hoje a grande maioria das cidades em São Paulo possuem um núcleo de atendimento unificado chamado POUPATEMPO (Clique aqui para conhecer). Isso nos poupa de ficar indo em vários lugares para arrumar cada um dos documentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário