terça-feira, 19 de junho de 2012

O tempo passou... E agora ex-dekassegui?


Onde procurar ajuda?A readaptação ex-dekassegui ao Brasil é um desafio; saiba a quem recorrer para obter apoio e informações
Os anos passaram e você ficou parado no tempo. Esse é o sentimento de muitos dentre os que moraram e trabalharam no Japão por um longo período e, agora, retornam ao Brasil.
Amigos casaram, os pais envelheceram, o mercado de trabalho mudou. E o ex-dekassegui tem de aprender a readaptar-se à terra natal.
Não é uma tarefa simples, mas há pessoas que podem auxiliá-lo nessa missão. Há, hoje, inúmeras entidades brasileiras que oferecem apoio a quem procura um novo começo no País.
É o caso do Instituto de Promoção Humana Grupo Nikkei, de São Paulo, que mantém o Projeto Tadaima. Nele, o ex-dekassegui recebe um curso gratuito sobre o mercado de trabalho e é indicado a vagas de emprego.

“Com a crise econômica japonesa, percebemos um aumento grande no número de ex-dekasseguis que nos procuram. Por meio de iniciativas como o Projeto Tadaima, eles encontram pessoas que podem lhes alertar sobre a realidade no Brasil”, afirma Leda Shimabukoro, presidente da instituição.

Há entidades e projetos que oferecem ao ex-dekassegui desde capacitação para quem deseja abrir um negócio até orientação para quem procura a reinserção no mercado. Conheça, na tabela a seguir, alguns deles.

RECOMEÇAR COM O PÉ DIREITO

Tente se adaptar ao Brasil
Há pessoas que, ao chegar, não conseguem dar um passo na rua sem comparar a realidade japonesa à brasileira. Apesar das diferenças, esse é o lugar onde você viverá daqui para frente, portanto procure viver da melhor maneira possível. Considere os pontos positivos de estar no Brasil.

Entre em contato com pessoas
Para entrar no ritmo do País, procure relacionar-se com pessoas, pois elas lhe ajudarão a conhecer sua nova realidade. Faça cursos e desenvolva atividades fora de casa, como ir ao supermercado. Converse bastante com seus familiares.

Defina o seu caminho
Tire um período para descansar e refletir. Será preciso escolher uma atividade para gerar renda e há três caminhos mais comuns: abrir e manter um negócio, passar em um concurso público ou conseguir um trabalho na iniciativa privada.

Trace um plano
Se você pretende abrir uma empresa, é necessário capacitar-se como empreendedor e estudar ferramentas de negócios. Caso contrário, há um grande risco de seu negócio quebrar. Se quer prestar um concurso público, terá de estudar muito. Se quer ser contratado por uma empresa, terá de se atualizar. Independentemente do caminho que escolher, é necessário traçar um plano para alcançar o sucesso. Leve em conta o tempo e o dinheiro que você gastará.


FONTE: http://administracaoedicadeemprego.blogspot.com.br/2009/07/readaptacao-ex-dekassegui-ao-brasil-e.html

Um comentário: