quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Como se preparar para um concurso público



Prestar concurso público 
é alternativa para 
ex-dekassegui que busca recolocação profissional

Encontrar trabalho é um problema para o dekassegui que acaba de chegar ao Brasil. Para esses brasileiros, prestar concurso público e seguir uma carreira como funcionário do governo pode ser uma boa alternativa.
“Os concursos públicos são processos seletivos mais democráticos”, explica José Luis Baubeta, diretor de Recursos Humanos da Central de Concursos, escola que oferece cursos preparatórios para candidatos a servidor. “Neles, não é levada em consideração a experiência profissional anterior. O candidato não é obrigado a passar por dinâmicas de grupo ou entrevistas, o que é uma vantagem para o ex-dekassegui. Ele só depende de seu conhecimento para conquistar a vaga”, explica.
Em 2008, só o Governo Federal abriu 43 mil vagas eletivas para cargos públicos, e a procura por cursos preparatórios cresce a cada ano. A estabilidade é o grande atrativo da carreira. A Constituição Federal, no artigo de número 41, prevê a garantia da permanência do funcionário, após um prazo de três anos de trabalho, desde que ele atenda aos requisitos previstos por lei.
Os concursos públicos são divididos em grandes áreas, como fiscal, bancária, jurídica, cargos de gestão, entre outras. Há vagas que exigem formação superior, mas muitas pedem apenas primeiro ou segundo grau completo. Independentemente do órgão, as vagas são concorridas, e, portanto, os concursos exigem preparo, com horas e horas dedicadas ao estudo. É um sacrifício que pode, no final, garantir emprego e salário para a vida inteira.
Em alguns casos, é necessária uma boa formação acadêmica, investimento e dedicação. As principais carreiras estão na área de Procuradorias, Fiscal, Banco Central, BNDES, Agências Reguladoras, Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento. Não deixe de se informar antes de se inscrever em algum concurso.


Confira a matéria completa ==> Made in Japan

Fonte: Made in Japan

Nenhum comentário:

Postar um comentário