Para os filhos de brasileiros retornados, a volta pode ser ainda mais complicada. Muitos estudaram em escolas japonesas e jamais estiveram no Brasil, tornando o aprendizado na escola e a integração social um problema.
A psicóloga Kyoko Nakagawa, coordenadora do projeto Kaeru, conduzido pelo Isec com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que auxilia na adaptação escolar de filhos de ex-dekasseguis, fala sobre o problema.
“Ultimamente, tem chegado crianças que estavam em escolas públicas japonesas. Eles não sabem quase nada de português. Os pais acham que, se conseguem se comunicar em casa, sabem português o suficiente para acompanhar as aulas, o que não é verdade. A aprendizagem é um processo ativo, não acontece por osmose. Achar que o simples fato de estar na escola faz com que ela aprenda é pura fantasia. Os pais devem ficar atentos, ver se a criança não está ansiosa demais, se ela está se relacionando. Eles devem acompanhar nas tarefas, estimular a leitura e não esperar que a criança supere as dificuldades de adaptação sozinha”, diz.
Onde procurar ajuda
E-mail de contato do Projeto Kaeru: projetokaeru@isec.org.br
E-mail de contato da Orientação Intercultural: psimigra@usp.br
(deixe mensagem com nome e telefone de contato)
E-mail de contato do Projeto Kaeru: projetokaeru@isec.org.br
E-mail de contato da Orientação Intercultural: psimigra@usp.br
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