sexta-feira, 8 de julho de 2011

Programa do governo ajuda família de ex-dekassegui a crescer

Uma matéria antiga da Nippo Brasil mas que pode ajudar algumas pessoas.

Aproveitando os benefícios concedidos pelo Pronaf, Fernando Kubota triplicou o tamanho de seu empreendimento, iniciado há dez ano

Fernando Kubota recebeu implementos
agrícolas na presença do presidente Lula

(Reportagem: Susy Murakami / Foto: Luiz Xavier/MDA)
Fernando e Maria Adriana Kubota traçaram uma trajetória diferente daquela seguida tradicionalmente por ex-dekasseguis. Logo após se casarem, eles foram para o Japão e, ao retornar, decidiram apostar na agricultura. O marido já havia trabalhado com o pai na lavoura, mas a esposa, natural da pequena cidade potiguar de Alexandria, era vendedora de loja e, segundo ela, não gostava nem de pisar em chão de terra. Entretanto, hoje, ela demonstra apego ao trabalho que faz. “Hoje tenho amor pela plantação”, diz.
O casal, que tem três filhas entre 8 e 13 anos, tem uma área de 14 hectares dedicados ao cultivo de goiaba, morango e hortaliças. Mas o início só não foi do zero porque, com o dinheiro juntado no Japão, eles conseguiram comprar, em 1999, uma chácara de 5 hectares em Brazlândia (DF). De posse do terreno, faltava dinheiro para plantar. Por isso, os dois recorreram, como outras milhares de famílias brasileiras, ao crédito rural para micros e pequenos agricultores oferecido pelo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário